A temática da inclusão esteve em alta nas últimas décadas dentro do escopo da educação nacional, a partir desses debates, e das pesquisas realizadas, foi possível chegarmos a conclusões como a ideia de que o dever das escolas é além de ofertar os conhecimentos curriculares, acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais etc. A partir desse entendimento, buscamos saber como é o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual (DI) no IF Goiano – Campus Urutaí. Para tal, traçamos o objetivo de revelar, por meio de questionário, como acontece o processo de inclusão a partir do olhar do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Metodologicamente, este trabalho teve uma abordagem qualitativa, visando ter uma proximidade melhor com o tema, o núcleo e o processo de inclusão. Como resultado, obtivemos dados que podem corroborar a hipótese de que os alunos com DI do IF Goiano – Campus Urutaí (GO), na visão do NAPNE, têm um processo de inclusão assegurado efetivamente, pois o núcleo objetiva facilitar a aprendizagem das Pessoas com Necessidades Específicas. Com isso, por meio das sete perguntas feitas por meio de questionário e resposta escrita, podemos concluir tais afirmações.