O presente artigo trata-se de um estudo sobre avaliação diagnóstica e sua contribuição para que a aprendizagem significativa ocorra, essa intervenção abrange o saber, o saber fazer e o aprender a aprender. Para haver aprendizagem significativa, a ação educativa deverá ser orientada pelo nível de desenvolvimento dos alunos e o fazer docente potencialmente significativo. O estudo situa-se nas vivências de estudantes-residentes no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Curso de Pedagogia-UFMA. O objetivo da pesquisa é analisar a avaliação diagnóstica realizada por professoras de seis turmas do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade de São Luís –MA. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e foi realizada a partir de dados obtidos por meio de instrumentos de avaliação diagnóstica sobre leituras e referências da área. Os dados foram coletados em dois momentos nos meses de março e maio de 2023, com 111 alunos na faixa etária entre 7 a 8 anos. No primeiro momento, os dados mostram 11 alunos fluentes,16 não fluentes e 57 não leitores. No segundo momento mostram 20 fluentes, 21 não fluentes e 34 não leitores. Os resultados evidenciam o nível dos alunos na compreensão leitora e indica possíveis caminhos por parte do professor em relação ao seu trabalho e a realização do fazer docente, indicia a importância de relacionar os assuntos aos conhecimento que os alunos já possuem, a aprendizagem por descobertas de forma significativa, como o aprender a aprender.