Esta pesquisa, a qual foi construída em razão do projeto de pesquisa acadêmico do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), tem como foco a análise e compreensão das percepções sobre o ensino da língua espanhola no IFTM campus Uberaba. Além disso, busca examinar o desenvolvimento e o funcionamento da língua espanhola no ensino médio concomitante ao ensino técnico, assim como no Centro de Idiomas do Instituto Federal (CENID). Para atingir tais objetivos, foram realizadas investigações de campo visando aprofundar a compreensão da relação dos alunos com a língua. A pesquisa envolveu 123 alunos dos cursos técnicos de Administração, Agropecuária e Alimentos, que responderam a um questionário impresso. Como referencial teórico, este trabalho se baseou nas contribuições de autores renomados como Camargo (2004), Carvalho (2021) e Souza; Oliveira (2010), além de documentos, decretos e leis federais como as OCEM (2006), os Projetos Pedagógicos dos Cursos, o Plano de Desenvolvimento Institucional e a LDB (1996). Os resultados destacaram um autêntico interesse pela disciplina, reforçando a necessidade de reintroduzir o ensino do espanhol no currículo nacional. Esse esforço não somente estimularia o plurilinguismo escolar, mas também enriqueceria as conexões culturais e comerciais com as nações de língua espanhola.