O presente trabalho faz discussões sobre o tema: educação no cárcere, tendo como foco as mulheres privadas de liberdade em situação de analfabetismo no Pará. Dialoga com as ideias de autores renomados, que discutem a temática de educação de jovens e adultos no cárcere e o processo de aquisição da linguagem escrita e leitura interpretativa do mundo, como: Magda Soares (2003) Luís Carlos Valois (2013), Paulo Freire (1974), Araujo (2019), assim, busca-se identificar o perfil das mulheres no cárcere e com isso ampliar as discussões acerca da temática. O objetivo do trabalho é investigar quais as condições o processo de alfabetização e letramento estão sendo ofertados nos Centros de Reeducação Feminina no território paraense. A pesquisa surgiu através da participação dos autores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que tem como tema “A educação no cárcere e o ressignificar da vida de mulheres encarceradas: o esperançar que ultrapassa as grades”, os elementos que ganham relevância sobre a educação no cárcere se justificam, uma vez que, pesquisas sobre a educação formal no contexto carcerário fortalece a garantia que as políticas públicas sejam efetivamente exercidas e auxilia mulheres a terem o direito a educação garantidos. A abordagem da pesquisa é a qualitativa, à qual, faz uso de pesquisas bibliográficas para a realização, como monografias, livros, sites, blogs e etc., têm como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos docentes no processo de alfabetização e letramento nos CRF do Estado do Pará.