Este artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa em desenvolvimento, em específico o projeto institucional do PIBID-UB, que teve como objetivo principal o de compreender como os professores estruturam suas aulas quando a temática é sobre o processo de aquisição de linguagem e alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa PIBID tem como finalidade proporcionar a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas públicas de educação básica, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores na educação superior. A pesquisa teve como proposta uma abordagem qualitativa, com estudos bibliográficos e análise de documentos referentes à área de educação. Temos como principais referenciais teóricos neste artigo os autores: SCOTTI (1998), SOARES (2006b), SOARES (2004a) MOTTER (2007), COLELLO (2010), OCANHA (2017). Esperamos, com a apresentação dos resultados parciais, suscitar o debate sobre as contribuições do PIBID para a formação inicial e continuada dos professores, além de indicar que a atividade docente, independente da especialidade, tem um compromisso do desenvolvimento da alfabetização e letramento para a construção de uma sociedade letrada.