Este resumo aborda o recorte de uma pesquisa analisou o desenvolvimento de competências digitais por meio de um curso de formação continuada oferecido a professores da educação básica em Florianópolis. A pesquisa explorou o conceito de Digital Storytelling, que se refere à prática de contar histórias utilizando tecnologias e recursos digitais. Essa técnica narrativa é vista como uma estratégia didática que pode promover várias habilidades, incluindo o uso de recursos digitais para a comunicação na era digital e a expressão artística.O curso de formação em Digital Storytelling foi elaborado com base em padrões internacionais de competências digitais, como o DigComp e DigCompEdu, e alinhado com diretrizes nacionais, como a BNCC e a BNC Formação. Ele abordou uma variedade de tópicos, incluindo a compreensão dos elementos da narrativa, a escrita de roteiros, a produção de narrativas digitais e questões éticas e legais relacionadas à produção midiática. O curso também foi pensado para atender às necessidades dos professores durante a pandemia da COVID-19, ajudando os professores a utilizarem plataformas e recursos digitais para envolver seus alunos e abordar os desafios no ensino remoto.Os resultados da pesquisa indicaram que o curso de Digital Storytelling teve um impacto positivo na aquisição de competências digitais pelos professores, além de promover a colaboração e a reflexão sobre suas práticas docentes. Entende-se que esse tipo de formação continuada mostra-se adequada para melhorar as práticas pedagógicas em um ambiente cada vez mais digital.