O planejamento constitui instrumento didático e etapa da prática educativa que visa sistematizar o conhecimento em favor das aprendizagens discentes. Este trabalho retrata um relato de experiências de bolsistas do PIBID Educação física, da UFRRJ, realizada em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Trata-se do desenvolvimento de uma unidade de tênis de campo. O objetivo da unidade de ensino foi promover a aprendizagem de técnicas elementares do tênis de campo, bem como reflexões sobre aspectos relacionados ao gênero, pluralidade cultural e meio ambiente. Para sistematização do relato de experiência recorremos à pesquisa-ação, pela inerência à possibilidade de observação e reflexão sobre as práticas proporcionadas aos estagiários no âmbito do PIBID. Mediante os métodos parcial, global e de jogos condicionados, a unidade de ensino abrangeu a construção de raquetes com materiais alternativos, reflexões sobre a tenista Maria Esther Bueno, bem como a prática de uma modalidade esportiva tida como elitista e sua prática incomum nas comunidades periféricas, atividades que permitiram problematizar, respectivamente, saberes relativos ao meio ambiente, igualdade de gênero, bem como práticas do conteúdo de ensino. Finalmente, refletimos sobre a articulação teórica e prática do valor do planejamento e sistematização de ações a favorecer um ambiente ensino-aprendizagem profícuo.