A partir da nova Lei nº 13.415/2017, estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio em escolas da rede pública e privada, aumentando o tempo mínimo do aluno nas escolas em uma nova organização curricular, mas que na “prática” difere de seus objetivos. A partir das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, localizada na área urbana de Palmeira dos Índios/AL. O objetivo foi apresentar a atual realidade no campo educacional, assim como a atuação em uma disciplina optativa durante o primeiro semestre de 2023. A escrita explorou os processos e avaliações sociais em turmas do primeiro e segundo anos, do Ensino Médio, na disciplina “Território e Turismo”, uma das eletivas dos itinerários formativos, destinada ao estudo sobre extensão e patrimônio cultural local. A proposta é transmigrar a sala de aula para o campo, visando um contato maior com a região, extraindo novas perspectivas de ensino. Atribuindo a responsabilidade aos pibidianos, a eletiva teve seu itinerário apresentado pelos estagiários com os principais tópicos antes de cada visita, logo após, em um outro momento com a catalogação das fotografias produzidas por eles, o que abriu espaço para novas indagações .A metodologia foi embasada em estudos bibliográficos e pesquisa participante, destinada a produção de diários de campo de acordo com os pressupostos de Malinowski (1978), sobre a importância do trabalho de campo e do envolvimento do pesquisador com os sujeitos e espaços pesquisados, além de outros autores envolvidos com a temática nela pesquisada