A proposta de trabalho de conclusão de curso terá como aporte teórico Chacón (2003) com pesquisas sobre afetividade e emoções, já que se pretende trabalhar com alunos público-alvo da educação especial de uma escola estadual integrante do Programa Residência Pedagógica localizada na cidade de Teófilo Otoni. Nosso objetivo é identificar as crenças sobre o conhecimento matemático e as estratégias pedagógicas que favoreçam a crença positiva e a melhoria da afetividade dos alunos frente a matemática. Pretende-se elaborar um questionário e uma entrevista semiestruturada sobre as crenças referentes ao conhecimento matemático dos participantes, bem como as emoções deles demonstradas diante da realização de atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica que serão aplicados em no máximo10 encontros, num prazo de dois meses. Os encontros serão semanais e terão duração máxima de 02 horas diárias e, serão gravados em áudio e vídeo, de modo a facilitar a identificação de gestos que registrem as emoções. A metodologia adotada será o estudo de caso, na perspectiva de Fonseca 2002 por envolver uma coleta de dados diversificada como entrevistas, observações, questionários, documentos e outras fontes relevantes. Por buscar compreender um caso específico em profundidade, analisar detalhadamente as nuances e complexidades. Os dados serão tratados mediante análise da triangulação, por envolver mais de uma fonte de dados e métodos de coleta, além da análise da observação de modo a identificar reações e emoções dos alunos e entrevistas. Selecionamos três questões pertencentes a entrevista realizada com dois dos participantes, cuja afetividade em relação a matemática fica evidente.