Este trabalho aborda a complexidade das interações biológicas em ecossistemas, com foco na cadeia alimentar e sua importância no equilíbrio ecológico. Destaca-se a necessidade de superar métodos de ensino tradicionais passivos, especialmente em tópicos complexos como as teias alimentares. A introdução de estratégias pedagógicas inovadoras, como jogos didáticos, é eficaz para envolver os alunos e melhorar o aprendizado. O estudo apresenta três jogos didáticos desenvolvidos por alunos sob orientação de professores, com foco na ecologia da cadeia alimentar: "Adivinhação da Cadeia Alimentar," "Cartas da Cadeia Alimentar," e "Ludoecologia." Esses jogos proporcionam uma experiência educativa interativa e levaram a melhorias significativas no desempenho dos alunos, indicando uma compreensão mais profunda dos conceitos ecológicos complexos. Além de aumentar o interesse dos alunos, essa abordagem inovadora promoveu a colaboração, o pensamento crítico e a participação ativa. Os jogos incentivaram habilidades como imaginação, criatividade e coordenação motora, enquanto forneciam feedback imediato e personalizado para corrigir concepções errôneas. Os resultados positivos demonstram que os jogos didáticos não apenas facilitam a compreensão das teias alimentares, mas também motivam os alunos a explorar a ecologia de forma mais profunda e independente. Isso torna o aprendizado educativo e divertido, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes da relação entre os seres humanos, o meio ambiente e os ecossistemas. Portanto, sugere-se a contínua implementação de estratégias de ensino criativas e interativas para tornar a educação mais envolvente e significativa, capacitando os alunos a aplicar o conhecimento na vida real.