A pandemia de COVID-19 causou impactos na formação inicial de professores, transformando um ambiente totalmente virtual no contexto de sala de aula dos acadêmicos. Diante dessa problemática, este estudo tem por objetivo evidenciar que dificuldades relativas a sua formação profissional foram percebidas por futuros professores (FP) de Matemática quanto às condições de estudo durante o período pandêmico. O conceito de percepção (noticing) aqui assumido, refere-se às formas do professor reconhecer e interpretar acontecimentos considerados importantes no contexto de sala de aula. Com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos no contexto de um grupo focal de modo a capturar as narrativas orais de 6 futuros professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dentre as problemáticas levantadas, este estudo se concentra em duas questões debatidas durante o grupo focal que trouxeram aspectos relevantes sobre as condições de estudo evidenciadas em realidades distintas, e que acarretaram em dificuldades, sejam elas para compreender disciplinas da área da matemática acadêmica no modo remoto ou para lidar com as interferências de se estudar em casa, sofridas durante as aulas. A percepção dos FP sobre esses aspectos revela a compreensão deles pela perspectiva da equidade, no que diz respeito as oportunidades de aprendizagem profissional, dado que interpretaram que não possuíam as mesmas condições estruturais de estudo.