O presente trabalho tem a finalidade de relatar descritivamente a minha experiência enquanto participante do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAPE. A qual foi vivenciada na Escola Municipal São Francisco de Assis, no município de Garanhuns. De maneira mais direta, o trabalho foi realizado em uma turma do 5º ano dos anos iniciais, onde foi possível adentrar no contexto da sala de aula para fazer observações de como se dava o processo de ensino-aprendizagem na prática e posteriormente fazermos uma intervenção, tendo como base as informações coletadas. Nessa perspectiva, as nossas intervenções foram focadas em trabalhar questões relacionadas a heterogeneidade da referida turma através de gêneros textuais. Os resultados obtidos, foram positivos e giram em torno do desenvolvimento das crianças com mais dificuldade de leitura e escrita, os quais se deram através de metodologias voltadas para a contemplação das especificidades de uma turma heterogênea. Dessa forma, as experiências aqui relatadas foram de grande valia para a nossa formação, em variados aspectos, enquanto futuros educadores.