O laboratório de Ciências é um recurso didático que pode ter várias vertentes, mas que pode despertar a curiosidade, fazendo com que os alunos se sintam inseridos na aula. Essas vertentes podem ser definidas a partir do planejamento do professor, que de certa forma se caracteriza no seu objetivo ao ser planejada a sua aula dando ênfase ao ensino contextualizado. Neste contexto, o objetivo do projeto está sendo propor novas abordagens didáticas para a escola, tendo como foco o ensino baseado em pesquisa e a experimentação com utilização do laboratório de Ciência e outras metodologias ativas em todas as séries do fundamental e ensino médio. Foi realizada uma aula prática sobre separação de solutos e soluções. Obtivemos uma boa adesão às aulas experimentais e todos os alunos participaram ativamente da aula. Eles se sentiram mais interessados e curiosos, o que nos reflete que uma aula prática de conteúdo simples pode ser transformada em uma aula mais atraente. Também notamos que a utilização de termos técnicos possa ter dificultado entendimento, uma vez que os alunos não utilizavam os termos técnicos em seus relatórios e avaliações. A aula prática se faz importante e o laboratório de Ciência ainda é um recurso didático primordial na construção de conhecimento científico. No entanto, é perceptível a dificuldade dos alunos com termos que não fazem parte de seu cotidiano, fato que não pode ser ignorado.