Este trabalho se insere no Projeto de Iniciação à Docência da CAPES/UNEAL (PIBID-CNPq), que objetiva desenvolver nos/nas educandos/as de uma escola pública uma posição crítica e um melhor desempenho no ato de argumentar por meio de atividades expositivas, como o debate e a dissertação argumentativa, que são instrumentos importantes para o trabalho de construção de argumentos em sala de aula. Essa dinâmica de participação serve como incentivo para que os alunos possam envolver-se ativamente na vida em sociedade. O estudo segue uma linha qualitativa, com base na exposição de gêneros argumentativos em sala de aula com a criação de sequências didáticas, de apresentações de slides e exposições orais acerca do assunto, atividades de fixação do conteúdo e definição do tema para o debate feito posteriormente. A base teórica fundamenta-se em Abaurre (2016); Azevedo et al. (2023); BNCC (2018); Koch e Elias (2021), entre outros. O estudo mostrou o quanto a argumentação pode ser trabalhada em sala de aula, seja em assuntos do dia a dia do aluno, seja em temas mais complexos e polêmicos, com as estratégias de argumentação, tanto na escrita quanto na oralidade. A relevância do trabalho se dá pela possibilidade de os alunos desenvolverem habilidades argumentativas, por meio dos gêneros estudados, em sala de aula, e poderem exercer o papel da cidadania, pois sabem defender-se e expressar-se com eficiência nas relações sociais.