Este trabalho descreve uma experiência conduzida pelos estudantes de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins em parceria com o Colégio Militar do Estado do Tocantins Dr. José Aluísio da Silva Luz, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Ao realizar uma avaliação diagnóstica com alunos do 2º ano do Ensino Médio, identificamos dificuldades, desmotivação e ansiedade relacionadas às notas. Isso nos levou a questionar sobre a motivação individual e coletiva dos alunos, assim como a relação entre professor e aluno na perspectiva do aprendizado desses estudantes. Destacamos a importância de uma abordagem pedagógica significativa apresentada por Deleuze e Guattari por meio do afeto. Também enfatizamos a necessidade da educação inclusiva e o desafio da segregação de alunos com dificuldades de aprendizagem. Propomos uma prática diferenciada onde levarão a potência afetiva, por meio de sequências didáticas que considerem essas questões cruciais para uma educação matemática equitativa.