O Atendimento Educacional Especializado pode ser compreendido como um serviço prestado que oferece recursos viabilizadores da inclusão escolar e funciona como complemento e/ou suplemento ao ensino ministrado nas escolas ou fora delas. O presente trabalho teve como objetivo investigar, a partir da percepção de licenciandos em Pedagogia do Campus Vila Velha do Instituto Federal do Espírito Santo, o papel do profissional do Atendimento Educacional Especializado que atua na escola comum. Para tanto, foram analisadas a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em seus objetivos, diretrizes e nos princípios. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, descritiva ancorada na pesquisa documental, junto com a aplicação de um questionário aberto construído com base nas contribuições de Mantoan (2003, 2006). Os resultados apontaram para a importância da formação inicial e continuada de professores que vão atuar na Educação Especial, considerando as especificidades e necessidades de cada aluno. Dessa forma, o AEE se faz um serviço de suma importância para a educação inclusiva, mas exige mudanças em toda estrutura escolar.