O presente trabalho buscou compreender, na perspectiva dos voluntários e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –PIBIB, do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), sobre a contribuição do PIBIB, partindo da importância da prática e teoria nos cursos de licenciatura, para que o aluno consiga elevar seu nível de formação, tendo contato maior com a sala de aula ainda na graduação. Assim, objetivamos, de forma geral, analisar qual o impacto do PIBID na formação dos bolsistas e voluntários do curso de Pedagogia do CAPF. Para tal, embasamo-nos teoricamente em autores como Tardiff (2010) ao abordar a saberes docentes, Felício (2014) tratando-se da formação inicial de professores, Canário (1998) contextualizando aprendizagem profissional e a construção indenitária. A pesquisa é de abordagem qualitativa e utilizou como técnica para a coleta de dados, um questionário no Google Forms aplicado com os discentes do PIBID CAPF/UERN. Os resultados apontam que, por meio dos relatos, foi possível identificar que o PIBID tem suas contribuições em vários aspectos, que vai desde colaboração na construção da identidade docente, como nas práticas e metodologias em sala de aula, sendo um ponto importante para a superação das fragilidades da formação, fortalecendo a formação docente através do contato aluno universitário com a prática.