A observação é pressuposto essencial para pensar e desenvolver o ato de educar, por meio dela podemos compreender a dinâmica e as peculiaridades que ocorrem nos ambientes escolares. Nesse sentido, está escrita traz algumas reflexões a partir das observações registradas por estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão do Programa Residência Pedagógica, em uma Creche da rede pública de São Luís-MA, com turmas do maternal II durante o mês de fevereiro até junho de 2023. Esse estudo objetiva destacar as contribuições do brincar em áreas externas das escolas orientadas ao desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem com as crianças pequenas. A metodologia empregada se dá por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa de campo, onde utilizamos a observação participante, no qual participamos das atividades diárias das professoras e das crianças da creche, considerando as reflexões e as contribuições da pesquisa colaborativa. Dentre as observações, destacamos a falta de uso da parte externa da Creche, como espaço de recreação das crianças. Por conta disso, destaca-se as contribuições dos diversos espaços para o brincar infantil com o propósito do desenvolvimento pleno da criança e seu conhecimento de mundo.