O presente trabalho descreve a aplicação do componente curricular "Projeto de Vida" desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira em Natal, Rio Grande do Norte, com o objetivo de envolver estudantes surdos do ensino médio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em reflexões e construções de projetos de vida pós-escolar. Os estudantes surdos expressaram preocupações comuns em relação ao mercado de trabalho, temendo discriminação devido à falta de conhecimento sobre a cultura e identidade surda. Para abordar essas questões, foi desenvolvido o "Projeto de Vida", no qual os alunos tiveram a oportunidade de refletirem sobre suas experiências, expectativas e escolhas futuras, com o objetivo tornarem sujeitos críticos e confiantes em relação ao seu futuro na sociedade. A pesquisa seguiu abordagem exploratória e qualitativa, dividida em três etapas: pesquisa bibliográfica sobre projetos de vida de jovens surdos, implementação de atividades que permitiram aos alunos conhecerem as profissões, opções de carreira e ingresso ao mercado de trabalho. Os resultados revelaram um aprendizado significativo e uma reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e objetivos de vida. O projeto também abordou questões linguísticas em Libras e português, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes áreas. O "Projeto de Vida" promoveu aprendizagem e incentivou a reflexão sobre o futuro dos educadores em sala de aula.