Este trabalho buscar relatar o processo da identidade docente a partir das relações nos caminhos percorridos no primeiro contato docente por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que busca familiarizar os licenciandos na formação inicial docente para a educação básica. A partir das experiências tem como objetivo analisar o trajeto da formação docente na escola, destacando uma narrativa autobiográfica nos primeiros nove meses do PIBID, visando as vivências no cotidiano escolar com base na formação teórico-prática nas discussões em grupo de literatura sobre a formação docente, reuniões de planejamento com a professora supervisora e as observações em sala de aula como coleta de uma pesquisa qualitativa. As primeiras impressões na sala de aula foram de rejeição em relação aos estagiários observados por olhares indiferentes dos estudantes que não tinham uma boa relação com estagiários por falta de comunicação, partiu-se para as observações para compreender a problemática dessa questão na aproximação com os estudantes no vinculo efetivo através de atividades dentro das programações escolares, com destaque para primeira atividade desenvolvida voltada para semana da consciência negra com caraterística ritmada da cultura africana, em meio a essa atividade abrindo parêntese para uma conversa particular diante da situação: estudar ou trabalhar? Qual era a melhor opção? Através dessa abertura estabeleceu uma relação professor -aluno favorecendo respeito, confiança e laço afetivo. As vivências no cotidiano escolar com a troca de informações com outros professores refletem na formação como professor(a), para um olhar reflexivo acerca da prática docente.