Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENTRE BRINCADEIRAS E DIN MICAS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103624
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1126
    "inscrito_id" => 2338
    "titulo" => "ENTRE BRINCADEIRAS E DIN MICAS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "O artigo apresenta algumas práticas educacionais no ensino de História a partir do uso de metodologias ativas para a promoção da autonomia dos alunos. O trabalho explora o uso de brincadeiras e jogos, como o RPG, para tornar o aprendizado mais envolvente e relacionável. Destacando as experiências adquiridas em uma escola-campo do Programa de Residência Pedagógica, este artigo discute os resultados da implementação de abordagens metodológicas ativas em três atividades práticas realizadas com quatro turmas do 7º ano do ensino fundamental, de modo a buscar dinâmicas que permitissem o desenvolvimento da autonomia dos alunos e um ambiente educacional mais criativo e cativante."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2338_TB1126_31082023215836.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA MASTRANGELO EBECKEN"
    "autor_nome_curto" => "Adriana Mastran"
    "autor_email" => "dricaebecken@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103624
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1126
    "inscrito_id" => 2338
    "titulo" => "ENTRE BRINCADEIRAS E DIN MICAS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "O artigo apresenta algumas práticas educacionais no ensino de História a partir do uso de metodologias ativas para a promoção da autonomia dos alunos. O trabalho explora o uso de brincadeiras e jogos, como o RPG, para tornar o aprendizado mais envolvente e relacionável. Destacando as experiências adquiridas em uma escola-campo do Programa de Residência Pedagógica, este artigo discute os resultados da implementação de abordagens metodológicas ativas em três atividades práticas realizadas com quatro turmas do 7º ano do ensino fundamental, de modo a buscar dinâmicas que permitissem o desenvolvimento da autonomia dos alunos e um ambiente educacional mais criativo e cativante."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2338_TB1126_31082023215836.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA MASTRANGELO EBECKEN"
    "autor_nome_curto" => "Adriana Mastran"
    "autor_email" => "dricaebecken@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O artigo apresenta algumas práticas educacionais no ensino de História a partir do uso de metodologias ativas para a promoção da autonomia dos alunos. O trabalho explora o uso de brincadeiras e jogos, como o RPG, para tornar o aprendizado mais envolvente e relacionável. Destacando as experiências adquiridas em uma escola-campo do Programa de Residência Pedagógica, este artigo discute os resultados da implementação de abordagens metodológicas ativas em três atividades práticas realizadas com quatro turmas do 7º ano do ensino fundamental, de modo a buscar dinâmicas que permitissem o desenvolvimento da autonomia dos alunos e um ambiente educacional mais criativo e cativante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.