Este trabalho enfoca a necessidade da aplicação de metodologias ativas como instrumento utilizado pelo professor para otimizar o processo de ensino e aprendizagem em História, diversificar as dinâmicas em sala de aula e gerar maior interação com seus alunos. A atuação do PIBID/História/Ceres/UFRN no 8º ano da Escola Estadual Zuza Januário na disciplina de História começou pela aplicação de um diagnóstico elaborado pelos próprios pibidiano para levantar informações sobre a sala de aula que atuariam. Destarte, às informações coletadas foram necessárias para a elaboração de um planejamento e metodologias de aula mais eficientes visto que, o instrumento detectou uma “realidade” da sala de aula que se transmutou em um processo de prática de ensino e aprendizagem mais eficaz. Para o desenvolvimento dessa reflexão construiu-se gradativamente os modelos de aula e temáticas aplicadas, sistematizou-se as metodologias e construiu-se uma análise qualitativa e quantitativa acerca das diversas intervenções e resultados. Ademais, o ato de investir em outras metodologias visa “facilitar” o trabalho do professor e possibilitar novos olhares para seus próximos passos na preparação de suas aulas e aplicações. Portanto, é uma alternativa válida e interessante a adesão de novas metodologias que podem ser aplicadas durante a ministra da disciplina, pois o instrumento faculta planejamento futuro e utilização das mais variadas práticas de ensino possíveis.