Este relato tem o intuito de apresentar as experiências vivenciadas por três estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG Campus Formiga, participantes do Programa de Residência Pedagógica – PRP – subprojeto Matemática. Em sintonia com o escopo do PRP, o objetivo principal foi a motivação dos residentes no desenvolvimento de estratégias para mobilizar a comunidade escolar sobre a importância da participação em eventos matemáticos. Nesse sentido, foi realizada a divulgação da prova da 1ª fase da 18º Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP, na escola-campo, por meio de um banner. Além disso, foram realizadas outras ações como a aplicação de oficinas pedagógicas nas turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a participação na aplicação da prova, a correção dos gabaritos e a produção de um relatório sobre as percepções acerca dos impactos dessas atividades na formação acadêmica. A interação do grupo de licenciandos na elaboração e desenvolvimento das atividades de preparação para a OBMEP movimentou o ambiente escolar e proporcionou o aperfeiçoamento do processo formativo dos futuros docentes.