A significância da abordagem do ciclo de vida e as relações dos parasitas com seus hospedeiros, é uma estratégia válida para promoção da saúde e o bem-estar individual e coletivo. Desse modo o objetivo do trabalho foi relatar os impactos de uma palestra educativa e uso de modelos didáticos como ferramentas de sensibilização e conscientização sobre doenças transmitidas por carrapatos e piolhos. Esse tema foi escolhido porque ainda operam crendices, erros conceituais e preconceitos sobre infestação e prevalência desses parasitas, que são muito comuns no cotidiano de escolas brasileiras. Outro detalhe é que na ocasião, a mídia destacava casos de febre maculosa em alguns estados do Brasil. Utilizou-se as técnicas de leitura scanning, skimming e leitura de estudo para a seleção de informações de apostilas, livros e artigos científicos indicados pelo professor de parasitologia da universidade e a professora regente do colégio. Em apoio a palestra foram produzidos materiais didáticos em maior escala na forma de modelos em “biscuit”. A análise da reação dos estudantes aos elementos expositivos como a palestra e atividades práticas relacionados ao tema levaram em consideração aspectos como manipulação dos objetos, capacidade de apropriação dos conceitos e sensibilização provocada. Os resultados evidenciaram que mesmo que as palestras sejam artifícios convencionais de aprendizado, ainda provocam sinalizações significativas para o aprendizado, numa geração digital. A área de Parasitologia carece de alguns manuais que possam estender o conhecimento sob a forma de experiências para promoção da socialização da ciência nas escolas do ensino básico.