A Química é conhecida como uma disciplina de difícil compreensão e geralmente é transmitida aos alunos de forma descontextualizada. Dentro da Química, o conteúdo de estequiometria é considerado um dos mais complicados por envolver conhecimentos de matemática como regra de três e noção de proporção. Nesse sentido, cabe ao professor pensar em estratégias para aplicar uma metodologia além da convencional como a utilização de materiais didáticos por meio de rótulos de alimentos a fim de contextualizar o conteúdo para o aluno. Diante disso, o objetivo desse artigo é ensinar estequiometria e alguns conceitos matemáticos que ela carrega aos alunos do 2° ano do Ensino Médio utilizando a tabela nutricional presente nos rótulos dos alimentos, bem como levá-los a refletirem sobre os impactos causados a saúde ao consumir determinada quantidade de alimento. Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo trabalhou com um rótulo, no qual tiveram que calcular a quantidade de certo componente da tabela nutricional em uma determinada porção e, quando aplicável, teriam que comparar com o indicado por dia de acordo com a OMS. A aplicação dessa metodologia se mostrou eficaz, visto que os discentes aprenderam a fazer os cálculos de regra de três, aprimoraram a noção de proporção, refletiram sobre a saúde e relacionaram o conteúdo ao cotidiano. Portanto, notou-se que práticas como essas precisam ser desenvolvidas em sala de aula para proporcionar um melhor ensino-aprendizagem.