A imersão de estudantes das licenciaturas, nos subprojetos institucionais das diversas áreas de formação da Instituição de Ensino as quais estão inseridos, constitui um processo dinâmico de ações formativas de iniciação à docência em nível superior. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo discorrer a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)para o desenvolvimento profissional dos estudantes a partir dos primeiros períodos, bem como compartilhar as vivências ocorridas em período pandêmico, fazendo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em uma concepção construtivista do aprendido e do vivido remotamente. Por se tratar de uma pesquisa de grupos, a metodologia está ancorada na pesquisa qualitativa, teve como participantes 24 estudantes de ambos os sexos e 2 professores da escola básica. Nos resultados, emergem: a importância do PIBID no processo de formação de futuros professores; o uso das tecnologias como recurso didático para práticas exitosas no ensino de Geografia. Das considerações finais, ficam pistas para reflexões acerca dos desafios e concepções sobre a importância do uso de tecnologias no ensino de Geografia a partir do subprojeto do PIBID e, de maneira aproximada, a percepção de que este estudo contribui na discussão da temática.