SILVA, Flávia Vitória Tenório et al.. Reconectando culturas e territórios. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105063>. Acesso em: 24/11/2024 11:35
O Projeto tem como objetivo fazer uma análise desde o estudo até a aplicação da trilha educacional “Diversidade cultural e territórios” que tem como proposta abordar os conteúdos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e das Linguagens e suas Tecnologias, agregando os conhecimentos das duas áreas, considerando elementos importantes presentes no cotidiano da sociedade, sobretudo das juventudes, que problematizados, discutidos, postos em reflexão e reconstruídos, buscam provocar uma nova prática social. Cada uma tem suas próprias limitações, individualidades e lacunas de ensino. O método abrange diversas abordagens de ensino e combina conteúdos teóricos e práticos para um melhor desempenho. Para isso, é preciso apresentar uma sequência lógica de atividades e recursos que os alunos devem seguir para atingir objetivos específicos. A forma como algumas das trilhas educacionais foram desenvolvidas pelo governo de Pernambuco, não trás uma proposta aplicável para os professores porem em prática. Através desta análise, buscamos revitalizar o conteúdo, para promover uma compreensão significativa das interconexões entre culturas e territórios. Metodologicamente, foi construída uma cartilha com uma nova percepção desta trilha aplicada nas turmas do 2°ano do ensino médio da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Professor Arnaldo Carneiro Leão localizada no município de Paulista - PE, durante o segundo módulo do programa de Residência Pedagógica. Com os resultados, observamos que com a implementação da cartilha, a aplicação da trilha levou a um melhor alinhamento com os objetivos educacionais, uma sequência de aprendizado mais lógica e a inclusão de recursos mais engajadores.