Este artigo tem como finalidade analisar os resultados encontrados a partir das atividades diagnósticas aplicadas no contexto do Programa Residência Pedagógica, com foco nas unidades temáticas de Geometria e Grandezas e Medidas do Ensino Fundamental e da unidade Geometria e Medidas do Ensino Médio, de natureza qualitativa utilizando a metodologia estudo de caso. Na pesquisa foram analisadas um total de trinta e uma questões destas unidades temáticas, das quais apenas seis questões tiveram resultado superior a 60% de acertos e oito questões não alcançaram nem 20% de acertos. Estes resultados levaram à reflexão sobre as possíveis causas das defasagens dos estudantes. Com base nos referenciais teóricos utilizados foi possível concluir que essa defasagem é multifatorial, deve-se considerar o trabalho dos docentes, que por não dominarem os conteúdo acabam deixando de trabalha-lo, a organização dos planos de curso, a afinidade e interesse dos discentes e livros didáticos utilizados, que muitas vezes reduzem o conteúdo a fórmulas, definições e propriedades, trazendo o conteúdo de maneira desconexa com a realidade. Todos estes fatores podem ter influência nos resultados encontrados, o que leva à grandes reflexões sobre o papel do professor no ensino e aprendizagem de geometria e evidencia a necessidade de mudanças no ensino destes conteúdos.