O trabalho em foco é um relato de experiência do professor preceptor e do processo de formação continuada por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido na Escola Estadual Adriano Jorge, Escola Estadual Lions Club e Escola Estadual Aurino Maciel em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) Campus I, todas localizadas no município de Arapiraca-Alagoas. O PRP traz ao professor da educação básica a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, refletir criticamente sobre sua prática pedagógica e promover mudanças no ensino e em sua carreira. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em relatar como a participação no PRP pode contribuir na formação continuada através da aquisição de novos saberes, além de fomentar as reflexões sobre as práticas. O relato apresenta uma pesquisa qualitativa, amparada em estudos de cunho bibliográfico e a metodologia foi a coleta dos dados que ocorreu por meio das observações dos encontros formativos na UNEAL, reuniões presencias e on-line, debates e reflexões dos envolvidos no programa. Com base nas experimentações vivenciadas, nas observações realizadas e na busca bibliográfica, pode-se concluir que o PRP se caracteriza como um importante espaço de formação continuada ao viabilizar momentos de formação para a aquisição de saberes docentes, o compartilhamento de experiências entre coordenadores, residentes e professor preceptores no programa, o olhar reflexivo e crítico sobre a sua prática docente gerando mudanças significativas no ambiente escolar e carreira profissional.