Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E/OU TRANSTORNOS NA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA-MG

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Introdução: a acessibilidade é um princípio fundamental para a promoção da igualdade de direitos, oportunidades e participação ativa de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em todas as esferas da vida. Objetivo: compreender o processo de inclusão dos estudantes com deficiência e/ou transtorno na rede pública de ensino de Diamantina – MG, sob a percepção dos profissionais, além de verificar como tem sido tratada a inclusão pelos órgãos educacionais responsáveis. Metodologia: estudo qualitativo e transversal. Foi elaborado um questionário pelos próprios pesquisadores e inserido no Google Forms com questões fechadas e abertas. Resultados: os profissionais da educação ainda pensam somente na acessibilidade arquitetônica e transferem a responsabilidade da inclusão para os profissionais de apoio que acompanham os estudantes com deficiência e/ou transtorno. Considerações Finais: O processo de inclusão na rede pública de ensino de Diamantina tem sido percebido somente como uma acessibilidade arquitetônica, com a criação de rampas de acesso, transporte, mobiliário adequado. Não está havendo uma preocupação na formação do cidadão com deficiência e/ou transtorno, nem na formação do profissional que acompanha este estudante. Ficou mais evidente o descaso na formação dos profissionais de apoio e a relevância da relação entre família e escola para reforçar os vínculos. Por fim, com relação às sugestões para uma melhor inclusão, os profissionais sugeriram que houvesse capacitações para todos os educadores, mas principalmente para os profissionais de apoio, uma vez que percebem que a formação ainda é muito generalista e, muitas vezes, não atende às demandas.

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