O artigo tem como objetivo discutir sobre uma atividade audiovisual em Sociologia na percepção do professor supervisor do PIBID, a escola e a juventude nas relações étnico-raciais. Por conseguinte, este trabalho apresenta a análise de uma experiência com o filme “12 anos de Escravidão” do cineasta Steve McQueen, da edição de 2014. Na discussão sociológica sobre uma atividade cinematográfica, destaca-se uma relação pedagógica da educação e a necropolítica com o ensino de Sociologia na escola. Diante deste cenário, as questões que nortearam a pesquisa foram: qual a percepção do Professor Supervisor em relação às atividades com o filme “12 anos de Escravidão” no PIBID em Sociologia? Quais os desafios e perspectivas? A parceria com o PIBID em Sociologia é de suma importância na (re) construção dos conhecimentos no chão da Escola. Para tanto, utilizamos como procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica em Angrewski (2016), Demo (2011) e Morin (2014). Além disso, foi utilizada a abordagem teórica do Cientista Social Achille Mbembe sobre a teoria da Necropolítica na reflexão sobre as cenas do filme. No que concerne ao PIBID, foi desenvolvido um Projeto Sociodialogando com os estudantes do ensino médio, sob a orientação da coordenação do PIBID de Ciências Socais da Univasf, a supervisão do professor de sociologia da Escola e o apoio dos bolsistas na execução. Como resultados, identificamos uma maior consciência crítica dos fenômenos sociais e raciais a partir das temáticas trabalhadas no Projeto, bem como a necessidade de que esta práxis do audiovisual esteja mais presente no ensino médio.