O presente estudo relata uma experiência de práticas pedagógicas por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física, vinculados ao Projeto Institucional Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, em uma escola da rede pública municipal na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de uma vivência que, por meio do desenvolvimento de um miniprojeto temático intitulado Hidratação e Atividade Física, com alunos da Educação Infantil. Por meio de ação planejada e acompanhada pelo orientador, preceptor e residentes do referido núcleo, o miniprojeto propiciou aos acadêmicos vivenciar, de forma intensa e ativa, situações concretas no processo ensino aprendizagem dos conteúdos da Educação Física, durante as quais foi dado enfoque ao tema hidratação e atividade física adotando variadas formas de abordagem, como leituras, discussões, ações e reflexões alicerçadas nas orientações contidas na literatura específica, observando os pressupostos da Metodologia do Ensino da Educação Física e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular.