Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

LABIRINTO DE FAZER PURÊ DE CÉREBRO! UMA ATIVIDADE PARA ENSINAR SIMETRIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104473
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2092
    "inscrito_id" => 5035
    "titulo" => "LABIRINTO DE FAZER PURÊ DE CÉREBRO! UMA ATIVIDADE PARA ENSINAR SIMETRIA"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência em sala de aula com a atividade “Labirinto de Fazer Purê de Cérebro!”, apresentada por Kjartan Poskitt em seu livro “Matemática Mortífera”. Trata-se de uma proposta para abordar transformações isométricas, a partir de um desafio que consiste em encontrar a saída de um labirinto, com dicas relacionadas à interpretação do tipo de simetria presente, ou não, em algumas figuras encontradas pelo caminho. A atividade foi desenvolvida com uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da região Oeste do Paraná, no contexto de uma intervenção realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. A atividade provocou o engajamento da maioria dos alunos que tentou compreender e identificar os tipos de simetrias presentes nas figuras para solucionar o desafio de sair do labirinto. As discussões a respeito dos tipos de simetria se deram ao longo da atividade, com orientações do tipo de questionamentos e esclarecimentos, e após a atividade com a sistematização das ideias e registro dos tipos de transformações isométricas e suas propriedades."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5035_TB2092_06102023102542.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN MONANDRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN"
    "autor_email" => "yasminmonandra98@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104473
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2092
    "inscrito_id" => 5035
    "titulo" => "LABIRINTO DE FAZER PURÊ DE CÉREBRO! UMA ATIVIDADE PARA ENSINAR SIMETRIA"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência em sala de aula com a atividade “Labirinto de Fazer Purê de Cérebro!”, apresentada por Kjartan Poskitt em seu livro “Matemática Mortífera”. Trata-se de uma proposta para abordar transformações isométricas, a partir de um desafio que consiste em encontrar a saída de um labirinto, com dicas relacionadas à interpretação do tipo de simetria presente, ou não, em algumas figuras encontradas pelo caminho. A atividade foi desenvolvida com uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da região Oeste do Paraná, no contexto de uma intervenção realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. A atividade provocou o engajamento da maioria dos alunos que tentou compreender e identificar os tipos de simetrias presentes nas figuras para solucionar o desafio de sair do labirinto. As discussões a respeito dos tipos de simetria se deram ao longo da atividade, com orientações do tipo de questionamentos e esclarecimentos, e após a atividade com a sistematização das ideias e registro dos tipos de transformações isométricas e suas propriedades."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5035_TB2092_06102023102542.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN MONANDRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN"
    "autor_email" => "yasminmonandra98@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho relata uma experiência em sala de aula com a atividade “Labirinto de Fazer Purê de Cérebro!”, apresentada por Kjartan Poskitt em seu livro “Matemática Mortífera”. Trata-se de uma proposta para abordar transformações isométricas, a partir de um desafio que consiste em encontrar a saída de um labirinto, com dicas relacionadas à interpretação do tipo de simetria presente, ou não, em algumas figuras encontradas pelo caminho. A atividade foi desenvolvida com uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da região Oeste do Paraná, no contexto de uma intervenção realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. A atividade provocou o engajamento da maioria dos alunos que tentou compreender e identificar os tipos de simetrias presentes nas figuras para solucionar o desafio de sair do labirinto. As discussões a respeito dos tipos de simetria se deram ao longo da atividade, com orientações do tipo de questionamentos e esclarecimentos, e após a atividade com a sistematização das ideias e registro dos tipos de transformações isométricas e suas propriedades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.