Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

LEIS DE NEWTON: UMA REGÊNCIA APLICADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103593
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1091
    "inscrito_id" => 6766
    "titulo" => "LEIS DE NEWTON: UMA REGÊNCIA APLICADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objeto de estudo uma sequência didática aplicada durante a etapa da regência do Programa Residência Pedagógica, junto a uma turma de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de São Paulo. A regência foi realizada em três encontros de duas aulas de 45min, cada aula, sendo em cada encontro trabalhada uma das três Leis de Newton: na primeira parte foi discutido o conceito de inércia a partir de um experimento realizado na quadra da escola, seguido por questões investigativas, na segunda parte foi trabalhado o Princípio Fundamental da Dinâmica a partir de duas questões problematizadoras e do uso do simulador PHET, na terceira parte foi trabalhado o Princípio da Ação e Reação a partir de um experimento demonstrativo, seguido por questões e por resolução de problemas com o uso de lápis e papel. O Ensino de Ciências por Investigação estruturou a construção da sequência didática, o qual está embasado no pensamento piagetiano quanto à formação dos conceitos científicos pelos indivíduos, bem como, pela visão vigotskyana quanto as interações sociais que ocorrem na sala de aula. Os resultados apontam que houve um aumento gradativo da participação dos alunos nas atividades propostas e que os alunos afirmaram gostar das aulas com atividades práticas e com o uso de simuladores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6766_TB1091_18112023075636.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabellalvrq@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103593
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1091
    "inscrito_id" => 6766
    "titulo" => "LEIS DE NEWTON: UMA REGÊNCIA APLICADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objeto de estudo uma sequência didática aplicada durante a etapa da regência do Programa Residência Pedagógica, junto a uma turma de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de São Paulo. A regência foi realizada em três encontros de duas aulas de 45min, cada aula, sendo em cada encontro trabalhada uma das três Leis de Newton: na primeira parte foi discutido o conceito de inércia a partir de um experimento realizado na quadra da escola, seguido por questões investigativas, na segunda parte foi trabalhado o Princípio Fundamental da Dinâmica a partir de duas questões problematizadoras e do uso do simulador PHET, na terceira parte foi trabalhado o Princípio da Ação e Reação a partir de um experimento demonstrativo, seguido por questões e por resolução de problemas com o uso de lápis e papel. O Ensino de Ciências por Investigação estruturou a construção da sequência didática, o qual está embasado no pensamento piagetiano quanto à formação dos conceitos científicos pelos indivíduos, bem como, pela visão vigotskyana quanto as interações sociais que ocorrem na sala de aula. Os resultados apontam que houve um aumento gradativo da participação dos alunos nas atividades propostas e que os alunos afirmaram gostar das aulas com atividades práticas e com o uso de simuladores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6766_TB1091_18112023075636.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabellalvrq@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência tem como objeto de estudo uma sequência didática aplicada durante a etapa da regência do Programa Residência Pedagógica, junto a uma turma de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de São Paulo. A regência foi realizada em três encontros de duas aulas de 45min, cada aula, sendo em cada encontro trabalhada uma das três Leis de Newton: na primeira parte foi discutido o conceito de inércia a partir de um experimento realizado na quadra da escola, seguido por questões investigativas, na segunda parte foi trabalhado o Princípio Fundamental da Dinâmica a partir de duas questões problematizadoras e do uso do simulador PHET, na terceira parte foi trabalhado o Princípio da Ação e Reação a partir de um experimento demonstrativo, seguido por questões e por resolução de problemas com o uso de lápis e papel. O Ensino de Ciências por Investigação estruturou a construção da sequência didática, o qual está embasado no pensamento piagetiano quanto à formação dos conceitos científicos pelos indivíduos, bem como, pela visão vigotskyana quanto as interações sociais que ocorrem na sala de aula. Os resultados apontam que houve um aumento gradativo da participação dos alunos nas atividades propostas e que os alunos afirmaram gostar das aulas com atividades práticas e com o uso de simuladores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.