Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102993
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 2139
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O objetivo deste relato de experiência foi destacar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, através das experiências vivenciadas no subprojeto de Geografia, da Universidade Federal do Acre– UFAC. Neste relato de experiência de natureza qualitativa, reunindo nossas experiências adquiridas através da inserção de licenciando, bolsistas de iniciação à docência, no ambiente escolar, bem como as experiências adquiridas através das atividades propostas pelo subprojeto de Geografia, na Escola Estadual Padre Diogo Feijó, localizada na cidade de Rio Branco, Acre, contribuíram significativamente para nossa formação profissional, enquanto futuros professores. Assim podemos concluir, com todo o processo de ensino aprendizado proporcionado pelo PIBID, que a vivência em ambientes escolares durante o curso de graduação nos auxiliando de forma substancial a entender o funcionamento de uma escola, além de todos os conhecimentos sobre os diversos tipos de metodologias ativas desenvolvidas durante as regências observadas do professor supervisor, bem como das oficinas pedagógicas experimentadas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2139_TB379_26112023164824.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA NASCIMENTO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "nascimento.vanessa@sou.ufac.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102993
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 2139
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O objetivo deste relato de experiência foi destacar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, através das experiências vivenciadas no subprojeto de Geografia, da Universidade Federal do Acre– UFAC. Neste relato de experiência de natureza qualitativa, reunindo nossas experiências adquiridas através da inserção de licenciando, bolsistas de iniciação à docência, no ambiente escolar, bem como as experiências adquiridas através das atividades propostas pelo subprojeto de Geografia, na Escola Estadual Padre Diogo Feijó, localizada na cidade de Rio Branco, Acre, contribuíram significativamente para nossa formação profissional, enquanto futuros professores. Assim podemos concluir, com todo o processo de ensino aprendizado proporcionado pelo PIBID, que a vivência em ambientes escolares durante o curso de graduação nos auxiliando de forma substancial a entender o funcionamento de uma escola, além de todos os conhecimentos sobre os diversos tipos de metodologias ativas desenvolvidas durante as regências observadas do professor supervisor, bem como das oficinas pedagógicas experimentadas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2139_TB379_26112023164824.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA NASCIMENTO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "nascimento.vanessa@sou.ufac.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O objetivo deste relato de experiência foi destacar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, através das experiências vivenciadas no subprojeto de Geografia, da Universidade Federal do Acre– UFAC. Neste relato de experiência de natureza qualitativa, reunindo nossas experiências adquiridas através da inserção de licenciando, bolsistas de iniciação à docência, no ambiente escolar, bem como as experiências adquiridas através das atividades propostas pelo subprojeto de Geografia, na Escola Estadual Padre Diogo Feijó, localizada na cidade de Rio Branco, Acre, contribuíram significativamente para nossa formação profissional, enquanto futuros professores. Assim podemos concluir, com todo o processo de ensino aprendizado proporcionado pelo PIBID, que a vivência em ambientes escolares durante o curso de graduação nos auxiliando de forma substancial a entender o funcionamento de uma escola, além de todos os conhecimentos sobre os diversos tipos de metodologias ativas desenvolvidas durante as regências observadas do professor supervisor, bem como das oficinas pedagógicas experimentadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.