SANTOS, Marlene De Jesus Dos et al.. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103884>. Acesso em: 21/11/2024 18:05
Este presente artigo tem como objetivo analisar a importância dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil. Nossos questionamentos visam entender em que aspecto os jogos e brincadeiras são promotores de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Essa indagação surge por meio das nossas experiências vivenciadas através do PIBID- Pedagogia dentro do ambiente da Educação Infantil, desenvolvendo ações com crianças de 4 e 5 anos. Em nossas ações utilizamos de recursos de jogos e brincadeiras e percebemos a infinidade de estímulos e conhecimentos que são possíveis por meio deles. Para a realização desse estudo foi desenvolvida uma revisão de literatura, por estudiosos da área da Educação Infantil, tais como: Luckesi (2000), Vygotsky (1987), Kishimoto (2010). Por meio dos estudos desses autores os jogos e brincadeiras têm grande influência no desenvolvimento infantil, portanto são essenciais para o desenvolvimento das crianças nessa fase. Além de desenvolver a motricidade, a criatividade, os jogos e brincadeiras são fontes de interação e de socialização. Por meio deles as crianças nessa fase interagem com os brinquedos e brincadeiras e com os colegas e adultos envolvidos, além de auxiliar na construção do respeito mútuo.