Este texto tem como objetivo relatar a experiência e algumas reflexões de uma futura professora, primeira autora, participante do Programa Residência Pedagógica (PRP), no desenvolvimento da Regência de Classe, especificamente na organização de aulas assentes na Modelagem Matemática; no desenvolvimento de (parte das) aulas planejadas e na adaptação do plano de aula em desenvolvimento para a metodologia expositiva-dialogada e desenvolvimento das aulas adaptadas. As aulas aconteceram na turma do 2° ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual de Paranavaí – Paraná, com a finalidade de introduzir o conteúdo de Sistemas Lineares a partir da proposta de elaboração, pelos alunos, de um novo cardápio de salgados para a cantina do colégio. A perspectiva de ensino assumida para fundamentar e orientar as aulas foi a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática, a qual busca trabalhar os conceitos matemáticos por meio de problemas com referência na realidade. Os resultados evidenciam que a aula fundamentada pela Modelagem Matemática mobilizou uma turma de alunos pouco participativa para a resolução de uma situação-problema não matemática, por meio do trabalho autônomo em pequenos grupos, e possibilitou a compreensão deles acerca de um conteúdo que exigia abstração e elaboração de generalizações, impactando positivamente na participação dos alunos nas aulas subsequentes, caracterizadas como expositivas-dialogadas. Essa experiência formativa e, sobretudo, a reflexão sobre o que foi vivenciado, constituiu um momento importante da participação da residente no PRP e, de modo mais amplo, em sua trajetória profissional, possibilitando-a mobilizar e (re)significar conhecimentos em relação à matemática e ao seu ensino.