O uso de materiais alternativos pode ser uma estratégia interessante para suprir a carência de materiais didáticos nas aulas de Educação Física. O objetivo é apresentar os resultados de uma abordagem de ensino que valoriza a prática reflexiva por meio da produção de materiais alternativos para as aulas de Educação Física na vivência do subprojeto PIBID/Educação Física. Trata-se de um relato de experiência descritivo de uma ação que envolve a construção de materiais alternativos para as aulas de Educação Física, vivenciada no subprojeto PIBID Educação Física da UESPI, campus Torquato Neto, sob a supervisão da professora supervisora da Escola Municipal Mocambinho. O planejamento envolveu a apresentação da proposta, escolha dos materiais, seleção dos jogos e brinquedos a serem produzidos e coleta dos materiais. A execução das oficinas culminou com a construção de materiais alternativos como raquetes, discos, bolas, martelo, peso, fitas e outros. Após a conclusão das oficinas foi possível testar a qualidade dos materiais produzidos nas aulas práticas de Educação Física. A experiência foi valiosa para as pibidianas e para os alunos da escola. As licenciandas tiveram aproximação com uma habilidade pedagógica nova, desenvolveram a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe. Enquanto foi perceptível o engajamento dos alunos nas oficinas e nas aulas práticas. Concluímos que essa abordagem inovadora deve ser continuamente explorada em nossas práticas pedagógicas, assim como recomendamos que outros professores vivam essa experiência em suas aulas de Educação Física.