O presente trabalho resultou de uma experiência realizada no espaço escolar por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com crianças do Pré B e 5º ano de uma escola pública municipal. Tem como objetivo compreender relações entre expressão de emoções e experiências corporais no espaço escolar. A metodologia utilizada para a elaboração deste relato foi o estudo do Projeto Político Pedagógico, produção de questionários destinados à direção e professora regente das turmas, diálogos, observação e interação com crianças destas turmas.Além disso, a pesquisa junto à autores para elucidar melhor sobre o assunto, como o filósofo francês Merleau-Ponty, que ressalta que o corpo é o meio de contato humano com o mundo e preexiste ao pensamento e à sociabilidade. Os movimentos são expressões e a comunicação corpórea, pois é pelo corpo que se caminha em direção ao mundo (MERLEAU-PONTY, 2011). Assim sendo, diante das análises realizadas ao longo deste relato com as observações e pesquisas, concluímos que o movimento corporal é de extrema importância no desenvolvimento das crianças, já que é por meio dele que elas expressam as suas emoções, seus sentimentos e pensamentos. Que valorizar o corpo como parte integrante do processo educativo, contribui para a formação de indivíduos mais equilibrados emocionalmente, capazes de lidar com as adversidades e de construir uma sociedade mais empática e acolhedora.