Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

IMERSÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DOS PRIMEIROS PASSOS DE UM EDITAL PIONEIRO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103260
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 686
    "inscrito_id" => 5351
    "titulo" => "IMERSÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DOS PRIMEIROS PASSOS DE UM EDITAL PIONEIRO"
    "resumo" => "O presente resumo está situado no contexto da formação inicial de professores de Educação Física. Desta forma, os objetivos da escrita consistem em dispor a construção inicial do Programa Residência Pedagógica (PRP) da subárea Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Ao mesmo passo que visa dissecar a forma como ocorreram as aproximações com as escolas-campo. Na construção foram utilizadas memórias e informações contidas nos diários de campo dos residentes produzidos durante o programa. Em razão da participação pioneira da Educação Física no PRP da FURG, as vivências dispostas tem caráter inédito, abrindo brechas para o diálogo com a literatura. Ademais, uma das prerrogativas da subsistência do programa é a produção científica atrelada com a atuação em campo. Desta maneira, destaca-se a construção de um referencial teórico prévio à inserção como regente nas turmas das escolas-campo. Portanto, conclui-se que o primeiro módulo do PRP é imprescindível para que os residentes desenvolvam conhecimentos acerca do contexto escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5351_TB686_30082023233859.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN MICHEL DE MELO MELO GOULARTE"
    "autor_nome_curto" => "Jean Goularte"
    "autor_email" => "jeanmgoularte@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103260
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 686
    "inscrito_id" => 5351
    "titulo" => "IMERSÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DOS PRIMEIROS PASSOS DE UM EDITAL PIONEIRO"
    "resumo" => "O presente resumo está situado no contexto da formação inicial de professores de Educação Física. Desta forma, os objetivos da escrita consistem em dispor a construção inicial do Programa Residência Pedagógica (PRP) da subárea Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Ao mesmo passo que visa dissecar a forma como ocorreram as aproximações com as escolas-campo. Na construção foram utilizadas memórias e informações contidas nos diários de campo dos residentes produzidos durante o programa. Em razão da participação pioneira da Educação Física no PRP da FURG, as vivências dispostas tem caráter inédito, abrindo brechas para o diálogo com a literatura. Ademais, uma das prerrogativas da subsistência do programa é a produção científica atrelada com a atuação em campo. Desta maneira, destaca-se a construção de um referencial teórico prévio à inserção como regente nas turmas das escolas-campo. Portanto, conclui-se que o primeiro módulo do PRP é imprescindível para que os residentes desenvolvam conhecimentos acerca do contexto escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5351_TB686_30082023233859.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN MICHEL DE MELO MELO GOULARTE"
    "autor_nome_curto" => "Jean Goularte"
    "autor_email" => "jeanmgoularte@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente resumo está situado no contexto da formação inicial de professores de Educação Física. Desta forma, os objetivos da escrita consistem em dispor a construção inicial do Programa Residência Pedagógica (PRP) da subárea Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Ao mesmo passo que visa dissecar a forma como ocorreram as aproximações com as escolas-campo. Na construção foram utilizadas memórias e informações contidas nos diários de campo dos residentes produzidos durante o programa. Em razão da participação pioneira da Educação Física no PRP da FURG, as vivências dispostas tem caráter inédito, abrindo brechas para o diálogo com a literatura. Ademais, uma das prerrogativas da subsistência do programa é a produção científica atrelada com a atuação em campo. Desta maneira, destaca-se a construção de um referencial teórico prévio à inserção como regente nas turmas das escolas-campo. Portanto, conclui-se que o primeiro módulo do PRP é imprescindível para que os residentes desenvolvam conhecimentos acerca do contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.