Discutir o espaço socioambiental utilizando ferramentas que possibilite elevar o ensino-aprendizagem do aluno é de suma importância para o entendimento aprimorado do espaço geográfico em que estes estudantes estão inseridos. Dessa forma, este trabalho busca utilizar ferramentas que vise o melhor entendimento das práticas da educação ambiental para a elevação das discussões socioambientais no espaço de ensino, nota-se o enriquecimento de pautas públicas voltada para a educação ambiental, no entanto também é um desafio para o docente promover atividades com ênfase nesses debates, uma vez que a educação brasileira está inserida em um contexto de muitas brechas negativas, entretanto, os residentes do Programa Residência Pedagógica em Geografia da Universidade Federal do Pará, buscam utilizar todos os recursos possíveis para ofertar um ensino-aprendizagem de qualidade e eficiente, contribuindo positivamente para os estudantes e os discentes do programa. Dessa forma, utilizando diversas ferramentas no espaço de ensino, é possibilitado trabalhar de diferentes formas facilitando as discussões socioambientais na escola, através de aulas expositivas, atividades práticas no laboratório e promoção de feiras com a temática do meio ambiente, sobretudo amazônico.