Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO DOS ALUNOS DO IFPA CAMPUS BELÉM

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105245
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2973
    "inscrito_id" => 7999
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO DOS ALUNOS DO IFPA CAMPUS BELÉM"
    "resumo" => "Discutir o espaço socioambiental utilizando ferramentas que possibilite elevar o ensino-aprendizagem do aluno é de suma importância para o entendimento aprimorado do espaço geográfico em que estes estudantes estão inseridos. Dessa forma, este trabalho busca utilizar ferramentas que vise o melhor entendimento das práticas da educação ambiental para a elevação das discussões socioambientais no espaço de ensino, nota-se o enriquecimento de pautas públicas voltada para a educação ambiental, no entanto também é um desafio para o docente promover atividades com ênfase nesses debates, uma vez que a educação brasileira está inserida em um contexto de muitas brechas negativas, entretanto, os residentes do Programa Residência Pedagógica em Geografia da Universidade Federal do Pará, buscam utilizar todos os recursos possíveis para ofertar um ensino-aprendizagem de qualidade e eficiente, contribuindo positivamente para os estudantes e os discentes do programa. Dessa forma, utilizando diversas ferramentas no espaço de ensino, é possibilitado trabalhar de diferentes formas facilitando as discussões socioambientais na escola, através de aulas expositivas, atividades práticas no laboratório e promoção de feiras com a temática do meio ambiente, sobretudo amazônico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7999_TB2973_09102023231120.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO GABRIEL DA CRUZ COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO GABRIEL"
    "autor_email" => "joaogabel02@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105245
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2973
    "inscrito_id" => 7999
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO DOS ALUNOS DO IFPA CAMPUS BELÉM"
    "resumo" => "Discutir o espaço socioambiental utilizando ferramentas que possibilite elevar o ensino-aprendizagem do aluno é de suma importância para o entendimento aprimorado do espaço geográfico em que estes estudantes estão inseridos. Dessa forma, este trabalho busca utilizar ferramentas que vise o melhor entendimento das práticas da educação ambiental para a elevação das discussões socioambientais no espaço de ensino, nota-se o enriquecimento de pautas públicas voltada para a educação ambiental, no entanto também é um desafio para o docente promover atividades com ênfase nesses debates, uma vez que a educação brasileira está inserida em um contexto de muitas brechas negativas, entretanto, os residentes do Programa Residência Pedagógica em Geografia da Universidade Federal do Pará, buscam utilizar todos os recursos possíveis para ofertar um ensino-aprendizagem de qualidade e eficiente, contribuindo positivamente para os estudantes e os discentes do programa. Dessa forma, utilizando diversas ferramentas no espaço de ensino, é possibilitado trabalhar de diferentes formas facilitando as discussões socioambientais na escola, através de aulas expositivas, atividades práticas no laboratório e promoção de feiras com a temática do meio ambiente, sobretudo amazônico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7999_TB2973_09102023231120.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO GABRIEL DA CRUZ COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO GABRIEL"
    "autor_email" => "joaogabel02@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Discutir o espaço socioambiental utilizando ferramentas que possibilite elevar o ensino-aprendizagem do aluno é de suma importância para o entendimento aprimorado do espaço geográfico em que estes estudantes estão inseridos. Dessa forma, este trabalho busca utilizar ferramentas que vise o melhor entendimento das práticas da educação ambiental para a elevação das discussões socioambientais no espaço de ensino, nota-se o enriquecimento de pautas públicas voltada para a educação ambiental, no entanto também é um desafio para o docente promover atividades com ênfase nesses debates, uma vez que a educação brasileira está inserida em um contexto de muitas brechas negativas, entretanto, os residentes do Programa Residência Pedagógica em Geografia da Universidade Federal do Pará, buscam utilizar todos os recursos possíveis para ofertar um ensino-aprendizagem de qualidade e eficiente, contribuindo positivamente para os estudantes e os discentes do programa. Dessa forma, utilizando diversas ferramentas no espaço de ensino, é possibilitado trabalhar de diferentes formas facilitando as discussões socioambientais na escola, através de aulas expositivas, atividades práticas no laboratório e promoção de feiras com a temática do meio ambiente, sobretudo amazônico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.