A alfabetização perpassa por quesitos complexos como a matemática, já que as duas disciplinas exigem do discente uma compreensão de questões abstratas, para que por fim eles tenham consciência, por exemplo, de que as letras representam sons e que os números são representações de quantidades, tais compreensões são demandas inerentes ao desenvolvimento humano e a convivência em sociedade. Esse artigo tem como objetivo apresentar a utilização de jogos, desafios e situações problemas nos processos de alfabetização e no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, numa perspectiva construtivista. Foram realizadas 5 observações e 11 intervenções pedagógicas por duas bolsistas do Programa de Iniciação à Docência- PIBID. As intervenções aconteceram com 8 crianças de ambos os sexos com idade entre 7 e 8 anos, totalizando 64 horas de atuação. Foram observados avanços no desenvolvimento dos alunos, as atividades despertaram interesse e participação, proporcionando um ambiente de aprendizado mais envolvente. Ao trabalhar com jogos, as intervenções evitaram que se tornassem cansativas ou sem sentido, garantindo a atenção e o interesse dos alunos, ao mesmo tempo em que os conteúdos apresentados faziam sentido para ele se puderam garantir aprendizagens significativas com os componentes curriculares da língua portuguesa e da matemática.