Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MICROBIOLOGIA I ATRAVÉS DE MAQUETES: UM RECURSO PEDAGÓGICO AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ABSTRATOS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104485
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2106
    "inscrito_id" => 1997
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MICROBIOLOGIA I ATRAVÉS DE MAQUETES: UM RECURSO PEDAGÓGICO AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ABSTRATOS"
    "resumo" => "O relato descreve uma prática pedagógica realizada no contexto do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados no IFSul/Câmpus Pelotas. Realizada no segundo estágio da disciplina de Atividade Docente Orientada (ADO II) com estudantes do curso técnico de Química, na disciplina de Microbiologia I, com foco na promoção da aprendizagem significativa e no envolvimento ativo dos discentes. A prática baseou-se na teoria construtivista de Jean Piaget, enfatizando a importância das interações entre o sujeito e o mundo na construção do conhecimento. Os professores desempenharam o papel de facilitadores, criando situações desafiadoras e estimulando a busca autônoma por respostas por parte dos alunos. O objetivo foi instigar a autonomia dos estudantes, incentivando-os a criar maquetes que representassem microrganismos e suas estruturas internas. Essa abordagem promoveu a aplicação prática do conhecimento teórico, desenvolveu a criatividade, a pesquisa independente e as habilidades de trabalho em equipe dos alunos. A prática sustenta-se em conceitos como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb) e Aprendizagem Ativa, que estimulam a resolução de problemas, a flexibilidade no pensamento e da aprendizagem. Os resultados indicaram que os estudantes envolveram-se ativamente com os conteúdos, apresentando maquetes detalhadas e compartilhando seus conhecimentos com os colegas e com a Instituição. A abordagem pedagógica adotada permitiu uma compreensão mais profunda dos microrganismos e de como eles afetam o mundo real. Em suma, essa prática pedagógica demonstrou ser bem-sucedida na promoção da aprendizagem significativa dos estudantes, destacando a importância da autonomia, da aplicação prática do conhecimento e do envolvimento ativo no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1997_TB2106_06102023110439.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRIO IVAN DE AVILA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "MÁRIO"
    "autor_email" => "marioivanmatias@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104485
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2106
    "inscrito_id" => 1997
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MICROBIOLOGIA I ATRAVÉS DE MAQUETES: UM RECURSO PEDAGÓGICO AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ABSTRATOS"
    "resumo" => "O relato descreve uma prática pedagógica realizada no contexto do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados no IFSul/Câmpus Pelotas. Realizada no segundo estágio da disciplina de Atividade Docente Orientada (ADO II) com estudantes do curso técnico de Química, na disciplina de Microbiologia I, com foco na promoção da aprendizagem significativa e no envolvimento ativo dos discentes. A prática baseou-se na teoria construtivista de Jean Piaget, enfatizando a importância das interações entre o sujeito e o mundo na construção do conhecimento. Os professores desempenharam o papel de facilitadores, criando situações desafiadoras e estimulando a busca autônoma por respostas por parte dos alunos. O objetivo foi instigar a autonomia dos estudantes, incentivando-os a criar maquetes que representassem microrganismos e suas estruturas internas. Essa abordagem promoveu a aplicação prática do conhecimento teórico, desenvolveu a criatividade, a pesquisa independente e as habilidades de trabalho em equipe dos alunos. A prática sustenta-se em conceitos como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb) e Aprendizagem Ativa, que estimulam a resolução de problemas, a flexibilidade no pensamento e da aprendizagem. Os resultados indicaram que os estudantes envolveram-se ativamente com os conteúdos, apresentando maquetes detalhadas e compartilhando seus conhecimentos com os colegas e com a Instituição. A abordagem pedagógica adotada permitiu uma compreensão mais profunda dos microrganismos e de como eles afetam o mundo real. Em suma, essa prática pedagógica demonstrou ser bem-sucedida na promoção da aprendizagem significativa dos estudantes, destacando a importância da autonomia, da aplicação prática do conhecimento e do envolvimento ativo no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1997_TB2106_06102023110439.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRIO IVAN DE AVILA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "MÁRIO"
    "autor_email" => "marioivanmatias@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O relato descreve uma prática pedagógica realizada no contexto do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados no IFSul/Câmpus Pelotas. Realizada no segundo estágio da disciplina de Atividade Docente Orientada (ADO II) com estudantes do curso técnico de Química, na disciplina de Microbiologia I, com foco na promoção da aprendizagem significativa e no envolvimento ativo dos discentes. A prática baseou-se na teoria construtivista de Jean Piaget, enfatizando a importância das interações entre o sujeito e o mundo na construção do conhecimento. Os professores desempenharam o papel de facilitadores, criando situações desafiadoras e estimulando a busca autônoma por respostas por parte dos alunos. O objetivo foi instigar a autonomia dos estudantes, incentivando-os a criar maquetes que representassem microrganismos e suas estruturas internas. Essa abordagem promoveu a aplicação prática do conhecimento teórico, desenvolveu a criatividade, a pesquisa independente e as habilidades de trabalho em equipe dos alunos. A prática sustenta-se em conceitos como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb) e Aprendizagem Ativa, que estimulam a resolução de problemas, a flexibilidade no pensamento e da aprendizagem. Os resultados indicaram que os estudantes envolveram-se ativamente com os conteúdos, apresentando maquetes detalhadas e compartilhando seus conhecimentos com os colegas e com a Instituição. A abordagem pedagógica adotada permitiu uma compreensão mais profunda dos microrganismos e de como eles afetam o mundo real. Em suma, essa prática pedagógica demonstrou ser bem-sucedida na promoção da aprendizagem significativa dos estudantes, destacando a importância da autonomia, da aplicação prática do conhecimento e do envolvimento ativo no processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.