Este trabalho aborda a experiência de se ministrar o conteúdo sobre o Plano Cartesiano em uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental no contexto do programa Residência Pedagógica. Utilizando os jogos como metodologia para o ensino do conteúdo, em um período de regência que durou 7 aulas, utilizamos duas atividades centrais, a Brincadeira da garrafa e o Batalha Naval. Assim, trabalhamos sobre a perspectiva de jogo de Grando (2000 e 2004) e Muniz (2010). As observações indicaram que os alunos se envolveram ativamente com as atividades lúdicas, demonstrando maior interesse e participação nas aulas que utilizaram jogos. Concluímos que a abordagem por meio dos jogos proporcionou um ambiente de aprendizagem prazeroso e desafiador, promovendo a compreensão do conceito de Plano Cartesiano de maneira mais concreta e significativa. O uso de jogos mostrou-se uma estratégia eficaz para quebrar a monotonia da sala de aula tradicional, aproximando a matemática das vivências dos alunos e incentivando a exploração ativa do conteúdo.