O texto aborda a aplicação do Novo Ensino Médio na Escola Campo Centro de Ensino Manoel Campos Sousa em Bacabal-MA, sob uma perspectiva sociológica. A pesquisa analisa a implementação do programa Residência Pedagógica e seus impactos na escola e na educação pública. O estudo considera a estrutura escolar, corpo docente e discente, bem como fatores externos que afetam a instituição. O referencial teórico discute a reforma do ensino médio no Brasil, que visava flexibilizar o currículo para atrair alunos, mas resultou em desafios como desigualdades entre escolas e falta de infraestrutura para novas disciplinas. Autores citados destacam a importância de um ambiente escolar propício à aprendizagem, o papel da educação na redução de desigualdades e a necessidade de formar cidadãos críticos e participativos. Os resultados e discussões abordam a Escola Manoel Campos Sousa, suas condições físicas e a implementação do novo currículo. Observações mostraram que, apesar da professora de sociologia demonstrar habilidades de ensino, a escola enfrenta desafios de formação docente inadequada para novas disciplinas, currículo que favorece algumas áreas em detrimento de outras e falta de infraestrutura. Tais fatores impactam negativamente a aprendizagem e reforçam desigualdades sociais. O trabalho levanta preocupações sobre o novo ensino médio, seus efeitos na escola e na educação em geral. Argumenta-se que é importante criar um ambiente de aprendizagem inclusivo, valorizar as disciplinas das Ciências Humanas e enfrentar desafios como formação docente e infraestrutura precária. Também são abordadas questões ideológicas, como a meritocracia, e como elas influenciam a educação e as oportunidades dos alunos.