Este trabalho apresenta um recorte da experiência no desenvolvimento do subprojeto “Práticas literárias para alunos surdos” no âmbito do Programa PIBID em uma escola técnica especializada no atendimento de alunos surdos na cidade de Belém-Pará, levando em consideração a formação docente para a promoção de práticas literárias inclusivas. Nesse sentido, assume como objetivo apresentar reflexões teórico-metodológicas sobre os desafios no desenvolvimento de práticas de adaptação didática para a comunicação e inclusão do aluno surdo. O estudo está ancorado em princípios teóricos da educação inclusiva (MANTOAN, 2015; SANTOS; FALCÃO, 2020), educação para surdos (QUADROS, 2006; SANTOS, 2015) e pedagogia da multimodalidade (FIGUEIREDO; GUARINELLO, 2013; FRAGA, 2017). O procedimento metodológico consistiu na análise dos diários de campo produzidos pelos bolsistas pibidianos do subprojeto, com a condução de análise textual e interpretativa. Os achados de análise demonstram que os bolsistas enfrentam, principalmente, dificuldades com a ausência de conhecimento de língua portuguesa escrita e a falta de experiência com o texto literário dos alunos surdos, o que aponta para a necessidade de formação docente para o uso da multimodalidade comunicacional no universo de inclusão dos alunos surdos, com foco no uso da Libras e também em várias formas de linguagem que possam contribuir para desenvolver a acessibilidade linguística do aprendente surdo.