Este artigo descreve uma experiência de ensino centrada na aplicação dos Três Momentos Pedagógicos para o ensino de equações de segundo grau, visando melhorar a eficácia do processo de aprendizado. Os Três Momentos Pedagógicos, desenvolvidos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco, envolvem três fases: Problematização Inicial, Organização de Conhecimento e Articulação de Conhecimento. Neste relato, examinamos como essa abordagem foi usada com 25 estudantes do 9º ano da Escola de Aplicação da UFPA (EA/UFPA). Detalhamos os desafios enfrentados durante a implementação e os resultados obtidos. A fase de Problematização Inicial teve como objetivo avaliar os conhecimentos prévios dos alunos e preencher lacunas de compreensão. Na etapa de Organização de Conhecimento, utilizamos métodos inovadores, como atividades interativas e recursos personalizados, para aprofundar o entendimento dos conteúdos, incluindo leituras relacionadas. Finalmente, explicamos como a Articulação de Conhecimento permitiu que os alunos consolidassem seus conhecimentos por meio de atividades lúdicas de avaliação e reflexão. Analisamos os impactos positivos dessa abordagem, incluindo a motivação dos alunos, participação ativa e melhor compreensão dos tópicos. Compartilhamos essa experiência para contribuir com a discussão sobre estratégias pedagógicas eficazes na educação contemporânea e mostrar como essa metodologia pode estimular o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes em relação à própria aprendizagem