A primeira vez que se entra em um laboratório como professor é um marco na carreira de qualquer educador. É um momento de transição, onde o conhecimento teórico se encontra com a prática, e a paixão pela ciência é compartilhada com os alunos. Neste relato, vou compartilhar minha experiência de ensinar sobre osmose usando batatas e cebolas no laboratório. O presente relato tem como objetivo descrever a experiência vivida por um pibidiano durante uma aula ministrada supervisionada, na Escola Estadual Professor Manoel Vice Ferreira Lima - CETI no município de Coari – AM, no período de vigência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Com caráter descritivo, durante o mês de maio de 2023, no turno matutino, em uma turma de 1° ano do Ensino Médio, utilizando como ferramentas batatas e cebolas para o ensino e aprendizagem abordando o tema: O processo da osmose na batata e na cebola, na disciplina de Biologia. Foi observado que nesta aula prática os alunos tiveram uma ótima experiência, e a maioria dos alunos foram beneficiados com o uso desta prática, ou seja, foi de grande valia, tanto para os estudantes quanto para o pibidiano.