Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DA OFICINA PEDAGÓGICA: O PEGA-PEGA DA IMUNIZAÇÃO - COMO A VACINA TE PROTEGE.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104481
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2101
    "inscrito_id" => 9135
    "titulo" => "RELATO DA OFICINA PEDAGÓGICA: O PEGA-PEGA DA IMUNIZAÇÃO - COMO A VACINA TE PROTEGE."
    "resumo" => "Este trabalho traz o relato de uma atividade docente realizada por licenciandas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Santa Helena, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a? Docência (PIBID) subprojeto Biologia, para alunos de uma turma do sétimo ano de uma escola pública do município de Santa Helena, extremo oeste do estado do Paraná. Na organização do ensino foram empregadas atividades diversificadas, como interações discursivas, projeção de trechos de documentários, dinâmicas grupais e o jogo do “Pega-pega da Imunização”. O jogo se caracterizou como uma atividade colaborativa, com simulação do processo de imunização por vacina. Como verificação da aprendizagem empregou-se a construção de um mapa mental constatando-se que a atividade lúdica (jogo) desempenhou caráter educativo ao possibilitar um ensino conceitual mais diversificado, contextualizado e atraente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9135_TB2101_22112023090809.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELROLLEM FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "KELROLLEM"
    "autor_email" => "kelrollem@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104481
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2101
    "inscrito_id" => 9135
    "titulo" => "RELATO DA OFICINA PEDAGÓGICA: O PEGA-PEGA DA IMUNIZAÇÃO - COMO A VACINA TE PROTEGE."
    "resumo" => "Este trabalho traz o relato de uma atividade docente realizada por licenciandas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Santa Helena, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a? Docência (PIBID) subprojeto Biologia, para alunos de uma turma do sétimo ano de uma escola pública do município de Santa Helena, extremo oeste do estado do Paraná. Na organização do ensino foram empregadas atividades diversificadas, como interações discursivas, projeção de trechos de documentários, dinâmicas grupais e o jogo do “Pega-pega da Imunização”. O jogo se caracterizou como uma atividade colaborativa, com simulação do processo de imunização por vacina. Como verificação da aprendizagem empregou-se a construção de um mapa mental constatando-se que a atividade lúdica (jogo) desempenhou caráter educativo ao possibilitar um ensino conceitual mais diversificado, contextualizado e atraente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9135_TB2101_22112023090809.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELROLLEM FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "KELROLLEM"
    "autor_email" => "kelrollem@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho traz o relato de uma atividade docente realizada por licenciandas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Santa Helena, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a? Docência (PIBID) subprojeto Biologia, para alunos de uma turma do sétimo ano de uma escola pública do município de Santa Helena, extremo oeste do estado do Paraná. Na organização do ensino foram empregadas atividades diversificadas, como interações discursivas, projeção de trechos de documentários, dinâmicas grupais e o jogo do “Pega-pega da Imunização”. O jogo se caracterizou como uma atividade colaborativa, com simulação do processo de imunização por vacina. Como verificação da aprendizagem empregou-se a construção de um mapa mental constatando-se que a atividade lúdica (jogo) desempenhou caráter educativo ao possibilitar um ensino conceitual mais diversificado, contextualizado e atraente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.