Neste artigo, apresentam-se as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na construção da identidade docente de uma das discentes participantes da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III, instituição de Ensino Superior na qual se encontra regularmente matriculada no Curso de Licenciatura em História. A metodologia da pesquisa se desenvolveu com a observação participante, segundo Malinowski (1978), na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, localizada na zona urbana da cidade de Palmeira dos Índios\AL e âmbito das atividades educacionais no Programa. Considerando os resultados dos estudos bibliográfico e qualitativo-descritivo, o objetivo do trabalho se concentra na exposição da experiência inicial docente e da influência desta na identidade profissional da graduanda envolvida no cotidiano escolar. Na escrita, analisam-se os conceitos de identidade segundo Woodward (2014); identidade docente com base em autores como Tardif (2002), Pimenta (2000) e outros, levando em conta isso é possível então descrever a identidade docente segundo as relações com outros. Conclui-se que o processo de formação da identidade profissional dos discentes é amparado em experiências no decorrer de sua formação, práticas que devem estar previstas em sua formação inicial. Nesse contexto, o PIBID proporciona aos futuros profissionais da educação uma experiência em sua formação com práticas e vivências no ambiente escolar, mostrando a importância do programa na formação da identidade profissional dos estudantes de graduação em História.